domingo, 23 de novembro de 2008

ENCICLOPÉDIA NA SALA DE AULA

" A Terra:
Eu sou esse outro mundo;
A lua me acompanha,
Por este céu profundo...
Mas é destino meu
rolar, assim tamanha,
em torno de outro mundo.
Que inda é maior do que eu."
Olavo Bilac
OBJETIVO GERAL: Compreender a função social da Enciclopédia enquanto suporte de escrita organizador de informações pertinentes à sociedade que contribui para a formação de estratégias de leitura objetivas bem como auxilia o leitor na aquisição de conhecimentos.
METAS:
PRÁTICAS DE COMUNICAÇÃO ORAL:
* Desenvolver a prática de intercâmbio oral, ouvindo com atenção e formulando perguntas pertinentes ao tema apresentado;
* Planejar a fala e expressar opinião de forma argumentativa.
PRÁTICAS DE LEITURA:
* Ler com autonomia diferentes textos informativos de enciclopédia;
* Compreender a leitura apoiada também em recursos visuais como símbolos, infográficos, imagens, e outros que contribuem para formação de estratégias de leitura como seleção, antecipação, decodificação, inferência e verificação;
* Através do acesso aos diversos suportes de escrita, ampliar o repertório cultural do aluno;
* Contribuir para a formação de uma leitura de mundo que possibilite o exercício da cidadania.
PRÁTICAS DE ESCRITA:
* Escrever alfabeticamente textos de seu interesse, utilizando como ferramenta o domínio uma diversidade textual;
* Possibilitar a prática de reescrita como ferramenta para o aprimoramento de textos diversos;
* Refletir sobre a importância de se adquirir uma normatização da escrita (ortografia e pontuação) como forma de alcançar os diversos leitores;
* Classificar regras ortográficas usuais;
* Refletir postura de auto-correção.
CONTEÚDOS CONCEITUAIS:
* Compreender a função social da enciclopédia enquanto suporte organizador de informações pertinentes ao interesse social;
* Refletir a necessidade de se obter habilidade na comunicação tanto escrita como na comunicação oral;
* Refletir a necessidade de se organizar textos informativos de forma prática e acessível;
* Refletir o uso das regras ortográficas e ajustes textuais para a clareza e agilidade de informações;
* Contribuir para a formação de uma postura de auto-correção.
CONTEÚDOS ATITUDINAIS:
* Estimular a curiosidade com relação aos bens culturais da humanidade e a formação do senso de proteção e preservação dos mesmos;
* Estimular a imaginação e a criatividade no processo de reflexão e produção do material proposto;
* Incentivar o cooperativismo e trabalho em equipe;
* Contribuir para uma reflexão pessoal enquanto indivíduo produtivo e pertencente a uma sociedade criativa no micro e macro espaço;
METODOLOGIA:
* Apresentar a diversidade de enciclopédias existentes na biblioteca escolar;
* Discutir a função social enquanto suporte de pesquisa que preserva e transmite conhecimentos sociais;
* Explorar os conceitos de ENCICLOPÉDIA e FONTE BIBLIOGRÁFICA;
* Explorar sua organização textual partindo do ÍNDICE ou SUMÁRIO;
* Organizar uma Enciclopédia com um assunto selecionado pela turma, por exemplo, ANIMAIS;
* Selecionar textos sobre o assunto;
* Organizar tarefas de pesquisa individual e em grupos sobre assuntos selecionados;
* Formar equipes de pesquisa, editoração e diagramação;
* Distribuir tarefas;
* Estudar recursos visuais possíveis para facilitar a organização da Enciclopédia;
* Refletir o uso de regras ortográficas para auxiliar a compreensão da leitura;
* Propor reescrita com base nos ajustes textuais combinados pela turma (recursos visuais e diagramação);
* Discutir a função da lista como gênero textual;
* Organizar o INDICE;
* Propor atualização constante da enciclopédia;
* Produzir relato coletivo sobre o projeto;
* Realizar Exposição;
* Manter a Enciclopédia a disposição da turma.
PREVISÃO: 2 SEMANAS
EXPECTATIVAS:
Através da curiosidade constante na exploração da enciclopédia e envolvimento na produção da mesma, os alunos terão a possibilidade de ampliar seus conhecimentos de escrita e reescrita por eixos de interesse, possibilitando um conflito de hipóteses de escrita na troca de materiais bem como uam ampliação de seu vocabulário.
MATERIAIS:
* Fichário;
* Revistas e jornais;
* Folhas de sulfite numeradas;
* Cola;
* Tesoura;

Um comentário:

Ivanise Meyer disse...

Oi, Cris!
Amei essa sequência p/ trabalhar com enciclopédia.
Parabéns!
Beijinhos,
Ivanise :)