segunda-feira, 17 de novembro de 2008

ANÁLISE REFLEXÃO DO SISTEMA DE ESCRITA

FORCA
· Propor que os alunos em duplas construam um alfabeto móvel e num cartão colorido de sua preferência desenhem a forca e escrevam o alfabeto embaixo
· Solicitar que desenhem o corpo humano em pedaços para que este caiba na forca (cabeça, tronco, braços, pernas)
· Com base nas listas já trabalhadas em sala, propor que cada aluno reescreva em uma tira de folha de sulfite 5 palavras que mais gostam e guardem para que seu colega não as veja
· Numa tabela com as colunas (MINHAS PALAVRAS, PALAVRAS DO MEU AMIGO), cada um registrará as respostas da forca conforme as jogadas
· É necessário dar a primeira pista para o colega que está tentando descobrir a palavra na forca (QUANTIDADE DE LETRAS)
· Ao final de cada jogada, o aluno fará um gráfico com a quantidade de palavras que acertou e comparará com as do colega
· Colar os registros no diário de observações

JOGO DAS RESPOSTAS
· Propor que os alunos recortem 10 cartas em folha de sulfite e desenhem 2 objetos, 2 animais, 2 alimentos, 2 meios de transporte, 2 partes do corpo.
· Coletivamente os alunos discutirão as regras do jogo
· Em duplas, os desenhos devem ser virados para baixo, embaralhados e dispostos sobre a mesa
· Uma aluno tira um e não mostra para o colega que tem que adivinhar o que é, fazendo perguntas ao colega que só pode responder sim ou não.Exemplo: "posso comer?"
· Numa tabela eles escreverão as palavras correspondentes e em quantas tentativas o colega conseguiu responder


LETRAS NA CAIXINHA

· Sugerir que os alunos colem barbante sobre as letras do alfabeto escritas em cartões e separar somente as vogais
· Colocar as consoantes numa caixa de sapato e misturá-las bem
· Providenciar uma tabela para cada aluno com seis colunas
· Dividir a turma em equipes nomeadas por cor
· Propor que um aluno retire uma consoante e escolha uma vogal (letrinha falante) para acompanhá-la
· Solicitar que uma e equipe dite uma palavra que comece com as duas letras
· Solicitar que outra equipe dite uma palavra que tenha no meio as duas letras
· Solicitar que a última equipe dite uma palavra que tenha no fim as duas letras
· Se as equipes não souberem, poderão passar a vez
· Sugerir que escrevam as palavras ditadas na tabela e pintem a linha com a cor da equipe que a ditou

Nenhum comentário: