segunda-feira, 3 de novembro de 2008

ANÁLISE E REFLEXÃO DO SISTEMA DE ESCRITA

BINGO DE LETRAS
· Produzir cartelas com letras do alfabeto organizadas aleatoriamente
· Propor que um aluno prepare um saquinho com um alfabeto em cartõezinhos e inicie um sorteio
· Cada aluno conferirá sua cartela e marcará com lápis, giz de cera ou canetinha as letras sorteados
· Sugerir aos alunos que se produza um tabela onde todos escreverão seus nomes e registrarão o número de pontos de sua cartela
· Discutir sobre o que foi interessante no jogo
· Expor a tabela com os resultados em sala de aula
· Cada aluno receberá uma tabela menor e escreverá os nomes dos colegas e pontuação de cada um
· Propor que os alunos colem suas cartelas marcadas e as tabelas que produziram com os resultados no jogo no diário de observações



BINGO DE NOMES
· Escrever com o auxílio de todas as crianças uma lista de nomes dos colegas em papel kraft
· Produzir cartelas com nomes dos colegas organizados aleatoriamente
· Propor que um aluno prepare um saquinho com os nomes dos alunos escritos em cartõezinhos e inicie um sorteio
· Cada aluno conferirá sua cartela e marcará com lápis, giz de cera ou canetinha os nomes sorteados
· Sugerir aos alunos que se produza um tabela onde todos escreverão seus nomes e registrarão o número de pontos de sua cartela
· Discutir sobre o que foi interessante no jogo
· Expor a tabela com os resultados em sala de aula
· Cada aluno receberá uma tabela menor e escreverá os nomes dos colegas e pontuação de cada um
· Propor que os alunos colem suas cartelas marcadas e as tabelas que produziram com os resultados no jogo no diário de observações


BINGO DE PALAVRAS (LISTA DE ANIMAIS, FRUTAS, MATERIAL ESCOLAR, ETC.)
· Escrever com o auxílio de todas as crianças uma lista selecionada em papel kraft
· Produzir cartelas com palavras da lista selecionada organizadas aleatoriamente
· Propor que um aluno prepare um saquinho com as palavras da lista escritas em cartõezinhos e inicie um sorteio
· Cada aluno conferirá sua cartela e marcará com lápis, giz de cera ou canetinha as palavras sorteadas
· Sugerir aos alunos que se produza um tabela onde todos escreverão seus nomes e registrarão o número de pontos de sua cartela
· Discutir sobre o que foi interessante no jogo
· Expor a tabela com os resultados em sala de aula
· Cada aluno receberá uma tabela menor e escreverá os nomes dos colegas e pontuação de cada um
· Propor que os alunos colem suas cartelas marcadas e as tabelas que produziram com os resultados no jogo no diário de observações

BINGO DE FIGURAS
· Produzir cartelas com figuras de A a Z combinadas com os alunos e organiza-las aleatoriamente
· Propor que um aluno prepare um saquinho com um alfabeto em cartõezinhos e inicie um sorteio
· Cada aluno conferirá sua cartela correspondendo a figura à letra inicial e marcará com lápis, giz de cera ou canetinha as iniciais sorteadas
· Sugerir aos alunos que se produza um tabela onde todos escreverão seus nomes e registrarão o número de pontos de sua cartela
· Discutir sobre o que foi interessante no jogo
· Expor a tabela com os resultados em sala de aula
· Cada aluno receberá uma tabela menor e escreverá os nomes dos colegas e pontuação de cada um
· Propor que os alunos colem suas cartelas marcadas e as tabelas que produziram com os resultados no jogo no diário de observações

Nenhum comentário: