quarta-feira, 12 de novembro de 2008

ANÁLISE E REFLEXÃO DO SISTEMA DE ESCRITA

CRACHÁ
· Cada aluno produzirá seu próprio crachá
· Espalhar os crachás no chão
· Brincar com a cantiga: SE EU FOSSE UM PEIXINHO
· Tirar o nome cantado
· Sugerir que os alunos colem seus crachás no diário e o enfeitem
· Fornecer a cantiga escrita para exploração no diário de textos
· Trabalhar os aspectos lingüísticos do mesmo
· Variar os crachás em forma de quebra-cabeça ( pedaços)
· Brincar com a cantiga: A CANOA VIROU
· Fornecer a cantiga escrita para exploração no diário de textos
· Trabalhar os aspectos lingüísticos do mesmo
· Sugerir que os alunos colem seus crachás no diário

DANÇA DA CADEIRA
· Cada aluno produzirá um crachá do colega
· Propor que os alunos organizem as cadeiras
· Sugerir a escolha em grupo de uma música para realizar a brincadeira

QUEBRA-CABEÇA COM OS NOMES
· Cada aluno produzirá seu próprio crachá e o dividirá como um quebra-cabeça
· Sugerir que os alunos se dividam em grupos e misturem os pedaços de seus crachás
· Propor que reconstruam seus nomes
· Propor que reconstruam os nomes dos colegas
· Propor que construam novas palavras a partir dos pedaços
· Organizar uma tabela individual de equipes no diário, para que os alunos registrem as palavras construídas

CRACHÁS NA CAIXA
· Cada aluno produzirá um crachá com um nome do coleguinha e distribuirá em uma caixa de sapatos
· Sugerir que os alunos se reúnam em grupos e encontrem seus crachás
· Propor que os alunos troquem de crachá
· Com um alfabeto os alunos reconstruam o nome do colega
· Propor que cada aluno registre em um cartão individual a primeira e última letras do nome do colega e que analise os nomes dos outros colegas do grupo
· Colar no diário de observações


RÓTULOS
· Sugerir que os alunos tragam rótulos diversos de casa
· Em uma tabela coletiva os alunos apontarão as letras iniciais de cada rótulo
· Refletir uma organização possível para as letras iniciais ordem alfabética)
· Refletir sobre os nomes dos colegas que iniciam com as mesmas letras
· Sugerir que cada criança escreva seu nome embaixo do rótulo correspondente
· Propor que cada aluno refaça esta tabela individualmente
· Colar no diário de observações

Nenhum comentário: