terça-feira, 18 de novembro de 2008

PROJETO: TRANSFORMANDO A SALA DE AULA NUMA REDAÇÃO DE JORNAL

O sol na banca de revistas
me enche de alegria e preguiça.
Quem lê tanta notícia?
Caetano Veloso


OBJETIVO GERAL: Compreender a função social da escrita na leitura e produção de um jornal como suporte de escrita, bem como contribuir para a formação do hábito da leitura.

METAS:


PRÁTICAS DE COMUNICAÇÃO ORAL:
Desenvolver a prática de intercâmbio oral, ouvindo com atenção e formulando pertinentes ao tema apresentado;
Planejar a fala e expressar opinião de forma argumentativa.

PRÁTICAS DE LEITURA:
Ler com autonomia diferentes gêneros textuais como notícias, instruções, informações, comentários, listas, gráficos, tabelas, imagens, etc;
Contribuir para a formação de estratégias de leitura como seleção, antecipação, codificação, inferência e verificação;
Através do acesso aos diversos suportes de escrita, ampliar o repertório cultural do aluno;
Contribuir para a formação de uma leitura de mundo que possibilite o exercício da cidadania.

PRÁTICAS DE ESCRITA:
Escrever alfabeticamente textos de seu interesse, utilizando como ferramenta o domínio da diversidade de textos;
Possibilitar a prática de reescrita como ferramenta para o aprimoramento de textos diversos;
Refletir sobre a importância de se adquirir uma normatização da escrita (ortografia e pontuação) como forma de alcançar os diversos leitores.

CONTEÚDOS CONCEITUAIS:
Importância dos diversos suportes de escrita: jornal, revista, gibi, livro, fichas, imagens, internet, etc;
Tipologia textual: informativos, listas, comentários, instruções, gráficos, imagens, etc.

CONTEÚDOS ATITUDINAIS:
Estimular a imaginação;
Exercitar a postura pessoal mediante argumentação;
Compreender a necessidade do trabalho em equipe.
Respeitar a diversidade de opiniões;
Compreender a necessidade de organização na realização das atividades;
Desenvolver valores como solidariedade, cooperação e respeito.

CONTEÚDOS PROCEDIMENTAIS:
Manipular suportes de escrita variados;
Realizar leituras diárias;
Organizar tarefas individuais, em grupo ou coletivas;
Selecionar temas de interesse coletivo;
Exercitar a produção textual;
Organizar textos baseando-se na configuração do suporte de escrita trabalhado;
Exercitar o hábito da reescrita.

METODOLOGIA:
Apresentar o jornal como suporte de escrita;
Discutir sua importância social e a necessidade de se conhecer e dominar a escrita e a leitura como instrumento para sua compreensão;
Estimular o hábito da leitura, trazendo com freqüência o jornal para a sala de aula;
Discutir gostos pessoais e estratégias de seleção de um leitor;
Estimular a exploração dos diversos cadernos de um jornal;
Pesquisar os fatores que resultem na falta de hábito de leitura entre as pessoas da comunidade;
Apresentar os jornais de bairro como alternativa gratuita e geradora de informações referentes ao universo do aluno e do grupo;
Discutir a configuração do jornal como nome, manchetes principais, tipos de textos, etc;
Trabalhar as tipologias textuais que integram um jornal;
Propor a produção de um jornal da sala;
Dividir a sala em eixos de interesse e levantar tarefas;
Formar grupos responsáveis pelos cadernos variados: Notícias, Lazer, Saúde, Automóveis, Classificados, entre outros, bem como formar equipes de apoio: Editoração e Artes Gráficas;
Levantar temas para artigos;
Propor produção textual sobre tema escolhido, fazendo o grupo refletir as possibilidades de configuração dos textos que se ajustem á sua escolha;
Propor momentos para reescritas;
Realizar ajustes e propor a necessidade de se refletir a questão ortográfica na clareza das informações;
Refletir a questão de autoria de textos e desenhos como proteção de obra intelectual;
Refletir a necessidade do trabalho de uma equipe de coordenação dos projetos que distribua tarefas aos grupos, controle de materiais, auxílio á escrita como escribas, revisão de textos e organização conforme a configuração adotada;
Compreender a necessidade de interatividade entre as equipes de repórteres e a equipe de artes gráficas, articulando propostas de trabalho (desenhos, recortes de imagens, fotos, etc.) com os textos;
Organizar o material;
Discutir experiências de trabalho;
Expor o jornal.

PREVISÃO: 2 SEMANAS

EXPECTATIVA:

Fortalecer os vínculos do grupo e estimular os avanços de hipóteses de escrita;

MATERIAIS:
Revistas e jornais antigos;
Folhas A3;
Folhas de sulfite;
Folhas de linguagem;
Cola;
Tesoura;
Régua.

BIBLIOGRAFIA:

FERRERO, Emília. Com todas as letras. São Paulo: Cortez, 1997.

COLOMER, Tereza. Ensinar a ler, ensinar a compreender. Porto Alegre, Artmed, 2002.

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