domingo, 22 de novembro de 2009

REVISTA - LEITURA QUE NÃO PODE FALTAR NA SALA


Para formar o hábito da leitura, é preciso respeitar as preferências dos alunos. O professor pode ampliar seu planejamento com momentos de leitura de revistas como a RECREIO que estão antenadas com as vivências do mundo infantil. Explorar no início da leitura textos como o índice, HQ, enciclopédia, entre outros, de forma compreénsível e constante, enriquecem o repertório do aluno e vão tornando-o íntimo de textos de seu cotidiano. É um momento de duplo de aprendizagem onde professor ganha novos conhecimentos sobre o universo infantil e o aluno começa a refletir e compreender a funcionalidade da escrita e da leitura.
Lembrem-se, para turma de alfabetização, leitura constante de revistas.
Abraços,

AGUÇAR ATRAVÉS DA LEITURA


terça-feira, 3 de novembro de 2009

GUIA DE EVENTOS

Toda sexta-feira, levo para a sala de aula um GUIA DE EVENTOS do fim de semana. Lemos alguns eventos da parte CRIANÇA e PASSEIOS. Seleciono eventos variados (teatro, cinema, passeios) que são gratuitos e então reescrevemos no caderno como forma de sugerir eventos de cunho cultural para as crianças que nem sempre tem acesso.
É uma forma de trabalhar a leitura com estratégia de seleção. As crianças estão se habituando e até sentem falta quando não lemos.
Na sala de aula é necessário trabalhar gêneros diversos que tenham realmente uma função social, senão a leitura não faz sentido. A diversidade em gêneros possibilita a formação de um comportamento leitor variado que se utilize de estratégias também variadas.
Um grande abraço,
Cris