segunda-feira, 13 de abril de 2009

Produção Textual

Olá, alfabetizadoras!
Relato aqui um pouco da minha rotina diária com foco na alfabetização. Começamos o ano realizando o diagnóstico de hipóteses de escrita da turma e observei uma grande quantidade de pré-silábicos com conhecimento da grafia das letras, o que já é um grande avanço, pois não partimos da garatuja e sim da hipótese de quantidade de letras.
Partindo disto, iniciei um trabalho com leitura de textos diariamente. Não me importava o tamanho, mas sim a diversidade no gênero ( fichas informativas, biografias, contos de fadas, fábulas, etc.) e a qualidade do texto, o que possiblita a ampliação do vocabulário. Em seguida trabalhamos a segmentação textual. Ou seja, solicitava aos alunos que fizessem bolinhas nos espaços entre as palavras. Isto possibilita aos pré-silábicos perceber as variações nas quantidades de letras de uma palavra, aos silábicos a possibilidade de analisar a palavra pela letra inicial e final, aos silábicos-alfabéticos a leitura da palavra dando ênfase a unidade sonora e aos alfabéticos a possibilidade de observar as irregularidades ortográficas.
Exemplo:
Texto de memória:
A*CANOA*VIROU
POR *DEIXAR*ELA*VIRAR
FOI*POR*CAUSA*DO*FULANO
QUE*NÃO*SOUBE*REMAR
Após o trabalho de segmentação, sugeria que os alunos identificassem uma palavra que começassem com C de Caio e terminasse com SA de Sávio. Além disso, trabalhávamos após este momento, a questão do título e a autoria ( se era coletiva, dupla, individual ). Em seguida, produzíamos um texto com base no texto trabalhado. Exemplo, se lemos uma ficha do Lobo-guará, fazíamos um texto coletivo, analisando as hipóteses de escrita de cada aluno, destacava sempre a necessidade de se colocar um título que desse clareza do que ia ser lido e finalmente me detinha na questão da autoria.
Bom, avalio estes dois primeiros meses de forma positiva. Eles compreenderam muito bem a questão dós critérios de um título e autoria coletiva. Na semana passada, lemos um texto sobre o mosquito da dengue e propus que produzissem um texto individual sobre o mesmo. O objetivo desta atividade não era observar as regularidades ortográficas, mesmo porque a grande maioria ainda estava em hipótese pré-silábica no mês de fevereiro (Só tenho 2 pré-silábicos agora) , mas sim focar no trabalho de critérios de escolha do título e autoria.
Grande foi a minha alegria ao observá-los organizando oralmente suas idéias e dando ênfase no que foi solicitado (título e autoria), mesmo os pré-silábicos não esqueceram destes pontos.
No meu planejamento, observo momentos de produção coletiva neste bimestre, porém mesmo que estes ainda não estejam em hipótese alfabética, espero que até o final do ano tenham construído um comportamento leitor e escritor dando ênfase ao percurso de autoria.
Nos próximos bimestres pretendo diminuir a produção textual coletiva e aumentar a produção em dupla e individual, para que os momentos de produção coletiva no final do ano, sejam somente para desenvolver o hábito de planejar, executar, revisar e reescrever.
Abraços,

Nenhum comentário: