segunda-feira, 20 de abril de 2009

Mais sobre Matemática

Queridas,
Em se tratando de analisar as hipóteses de construção dos conceitos numéricos, temos que observar o percurso de idéias que o aluno faz, por isso, a sondagem deve ser feita individualmente, registrando-se inclusive comentários sobre os números que a criança escreveu.
Quando, de repente, uma criança tem dificuldades para escrever, diz-se que sua coordenação motora fina ainda não está desenvolvida, porém ela tem idéias sobre como escrever um número.
A sondagem serve para que possamos compreender o que a criança já conhece a respeito do sistema de numeração. Apesar de não escrever convencionalmente, ela já tem idéia do que pode ser uma dezena por exemplo, (para 19, escreve algo parecido com 90, e explica tem 0 9 e a dezena), isto possibilita ao professor realizar intervenções que não partam do 0, mas do que a criança já reconhece como número.
No dia a dia, a criança tem contato com números diversos de telefone, da sua rua, do calendário, números de páginas de uma revista, por exemplo, o tamanho de sua roupa, de seu sapato, o preço de sua sonhada bicicleta, as moedas de seu cofrinho, os números do controle remoto, etc. Ela vai construindo idéias a respeito da escrita destes números.
Lembro-me de um primo que aos 5 anos manuseava bem o controle remoto sem conhecer os números. Perguntava a ele:
- Coloque no canal X.
- Ele apertava 0 4 e o 5.
- Você já conhece os números?
- Não.
- E como você soube que eram estes os números?
- guardei vários canais na minha cabeça.
Ele ouvia as pessoas falarem que este era o canal 45 e memorizava as teclas. Rápido construiu o conceito de dezena e depois centena.
A criança pode inventar símbolos ou se aproximar dos números convencionais, isto não importa, o importante é que ela tem a idéia de que é necessário dois símbolos para escrever números acima de 10. A garnde maioria não compreende a questão do valor posicional, por isso, podemos de repente, ver uma criança de 6 anos escrever 0001 para mil. Ela tem a idéia de o nó é formado por quatro números, porém, não dá atenção ao valor posicional do 1 e dos 0.
É importante trabalhar os nós no primeiro ano(10,100,1000). Isto será a base para que a criança construa mais idéias sobre os números e avance em sua escrita. Não é necessário trabalhar de forma maçante os números.
Na sondagem:
- Escreve 17, por favor? Que número vem primeiro? Por que? Que número vem por último? Por que?
Registre o que for possível e tabule para ter referência de como você pode trabalhar com as dificuldades individuais.
Se quiser saber mais, leia:
Didática da Matemática - Reflexões Psicopedagógicas, Cecilia Parra e Irma Saiz (orgs.), 258 págs., Ed. Artmed.

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