sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

SUGESTÃO DE LEITURA

Queridos amigos,
desde que comecei a atuar na área de educação, tenho refletido sobre a falta de motivação dos alunos e pouca concentração nas propostas de trabalho, além do problema da disciplina. O professor comprometido tenta de todas as formas resolver os conflitos, mas se sente perdido em muitos momentos e bastante frustrado por não conseguir desempenhar seu trabalho.
Vemos um ataque ferrenho aos profissionais da educação. A sociedade procura culpados pelo fracasso escolar. Mas algo me inquieta. O que será que está acontecendo realmente? Que caminhos deveremos tomar?
Quando estava na faculdade, parecia-me que havia uma lacuna em minha formação com relação ao contexto atual de nossa escola. Sentia falta de algo que me explicasse esse vazio na sociedade que levou a instituição escolar ao estado que se encontra.
Lendo um livro de Augusto Cury, intitulado Pais brilhantes, professores fascinantes, que muito injustamente encontramos em setores de auto-ajuda nas livrarias e bibliotecas, comecei a entender um pouco melhor o que está ocorrendo com nossa sociedade. Ele explica sobre a SPA, síndrome do pensamento acelerado, provocado pelo excesso de informações inúteis enviados pelos diversos meios de comunicação que ocupam o nosso pensamento não com qualidade de momentos emocionais mas com quantidade de lixo social que nos tornam ansiosos e hiperativos e diminuem a nossa concentração sobre as coisas belas e significativas.
Indico a leitura deste livro que pode nos deixar menos ansiosos com relação a nossa atual situação dentro da educação,
beijos

Nenhum comentário: