sábado, 6 de dezembro de 2008

PROJETO: COMO FAZER?

OBJETIVOS:
Refletir a função dos textos instrucionais em nossa prática social de leitura e escrita.

METODOLOGIA:

* Investigar manuais de instruções em casa e discutir com os familiares a utilidade dos mesmos.
* Em sala fazer um levantamento de materiais recicláveis necessários para a construção de objetos úteis
* Realizar campanha de coleta de materiais recicláveis entre alunos
* Em grupos de três alunos, propor a construção de objetos com os materiais selecionados
Exemplo de objetos que podem ser construídos:
- Móbile com palitos de sorvete
- Caixa de remédios com caixa de sapato
- Cofre com lata de leite em pó
- Fruteira com canudinhos de jornal
- Horta detemperos com isopor
- Horta suspensa em garrafa PET
- Porta sacola com barbante
- Porta lápis com garrafinha PET
- Catavento com jornal
* Discutir as características do gênero textual instrucional (TÍTULO, MATERIAL NECESSÁRIO, COMO FAZER , ILUSTRAÇÕES PASSO-A-PASSO)
* Discutir como a ilustração pode colaborar para a compreensão do processo
* Elaborar coletivamenteas instruções de cada objeto que pode ser construído em duplas
* Em uma ficha própria cada aluno escreverá as instruções
* Ilustrar passo-a-passo o processo de construção
* Montar um guia de instruções individual e coletivo (cada aluno faz uma ficha)
* Organizar o SUMÁRIO ou ÍNDICE dos objetos
* Registrar a experiência em um relato coletivo e inserir fotografias do processo
* Expor o relato e as fotografias do processo, juntamente com os objetos criados à comunidade escolar

MATERIAL NECESSÁRIO:

*Materiais recicláveis
* Fita crepe
* Cola
* Tintas de diversas cores
* Folhas de sulfite
* Folhas de linguagem
* Cartolinas de cores diversas
* Revistas diversas

TEMPO PREVISTO: 1 MÊS

Nenhum comentário: