sábado, 11 de outubro de 2008

PORTFÓLIO COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA

A definição de portfólio no dicionário Michaelis é " 1 Pasta para documentos ministeriais. 2 Pasta para guardar amostras, álbuns e folhetos."

Além de sua funcionalidade como arquivo, o portfólio é também um histórico de aprendizagens afetivas de um indivíduo. Sua história é registrada de uma forma muito pessoal em cada detalhe proposto no mesmo.

Waterman conceitua o portfólio como uma "coletânea de evidências que documentam o desenvolvimento, as competências e as habilidades do indivíduo."

Para Harp e Huinsker, o portfólio é uma "coletânea de trabalhos que demostram o crescimento, as crenças, as atitudes e o processo de aprendizagem de um aluno."

Do ponto de vista educativo, o portfólio visa a organização do trabalho pedagógico diário, mas também constitui uma ferramenta alterantiva de avaliação formativa tanto do professor quanto do aluno.

O hábito de registrar nossas idéias, dúvidas, pensamentos, ou mesmo arquivar materiais diversos que nos atraem o interesse como fotos, reportagens, emails, panfletos, entre outros, torna-se um interessente recurso auto-avaliativo e contribui significativamente para a formação continuada.

No cotidiano escolar, o professor pode ter o portfólio como eixo organizador de seu trabalho diário. É importante estabelecer objetivos e avaliar a aprendizagem num processo auto-reflexivo. Os hábitos de registro e leitura garantem a avaliação formativa e contribuem signifiativamente para ampliação do trabalho pedagógico.


Bibliografia



ANSON, C. M. Portfólios for teachers: writing our way reflective practice. In: BLACK, L. et al. (eds.) New directions in portfólio assessment. Portsmouth: Boynton Cook, 1994. p.185-200

HARP, K. S.; HUINSKER, D. M. Implementing the assessment standards for school mathematics. Teaching Children Mathematics, v.3, p.224-228, Jan. 1997.


VILLAS BOAS, B.M.F. Portfólio, avaliação e trabalho pedagógico. 2004 (no prelo)

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