sábado, 11 de outubro de 2008

ANÁLISE E REFLEXÃO DO SISTEMA DE ESCRITA

ALFABETO CONCRETO


- Propor que os alunos tragam de casa pequenos objetos como brinquedos
- Discutir de que forma tais objetos podem ser classificados
- Refletir sobre a possibilidade de classificar de acordo com a letra inicial
- Discutir a ordem do alfabeto como ponto de partida de organização
- Convidar os alunos a colocarem os objetos em saquinhos plásticos
- Propor que os alunos escrevam as letras do alfabeto ( LETRA DE FÔRMA) em cartões com canetinhas de sua preferência
- Convidar os alunos a ligar a letra inicial ao objeto e pendurá-la num varal feito com barbante
- Expor todas as letras em ordem alfabética na sala de aula
- Propor aos alunos que consultem este alfabeto sempre que desejarem, manipulando-o, visualizando-o, etc.
- Sugerir que os alunos troquem os objetos sempre que acharem necessário
- Providenciar uma tabela na qual os alunos possam desenhar os objetos e o alfabeto
- Colar o registro no diário de observações

ALFABETO ILUSTRADO


- Propor que os alunos recortem diversas figuras de revistas
- Refletir sobre a possibilidade de classificar de acordo com a letra inicial
- Discutir de que forma tais figuras podem ser classificadas
- Refletir sobre a possibilidade de classificar de acordo com a letra inicial
- Convidar os alunos a colocarem as figuras em saquinhos plásticos
- Propor que os alunos escrevam as letras do alfabeto ( LETRA DE FÔRMA) em cartões com canetinhas de sua preferência
- Convidar os alunos a ligar a letra inicial a figura e pendurá-la no varal feito com barbante
- Propor aos alunos que organizem o varal em ordem alfabética conforme o alfabeto concreto feito anteriormente na sala de aula
- Propor aos alunos que consultem este alfabeto sempre que desejarem, manipulando-o, visualizando-o, etc.
- Sugerir que os alunos troquem as figuras sempre que acharem necessário
- Providenciar uma tabela na qual os alunos possam desenhar as figuras e o alfabeto

ALFABETO NA CAIXINHA


- Sugerir que os alunos recortem figuras pequenas em revistas e jornais
- Propor que os alunos escrevam as letras do alfabeto em cartões e guardem dentro de caixas de fósforos vazias
- Colar as figuras recortadas sobre as caixinhas
- Numa tabela individual, cada aluno desenhará 5 figuras coladas sobre as caixinhas e escreverá na segunda coluna a primeira letra da figura e na terceira coluna como acha que aquela palavra é escrita
- Sugerir que confiram as letrinhas
- Propor que os alunos colem sua tabela no diário


ALFABETO DE NOMES


- Propor que os alunos escrevam seus nomes em tiras de sulfite coloridas
- Refletir sobre a possibilidade de classificar de acordo com a letra inicial
- Discutir de que forma tais nomes podem ser classificados
- Refletir sobre a possibilidade de classificar de acordo com a letra inicial
- Convidar os alunos a colocarem os nomes caixas de sapato
- Propor que os alunos escrevam as letras do alfabeto ( LETRA DE FÔRMA) em etiquetas com canetinhas de sua preferência e colá-las uma a uma sobre as caixas de sapato
- Convidar os alunos a ligar a letra inicial aos nomes e guarda-los nas caixas de sapato dispostas na sala de aula
- Propor que os alunos organizem as caixas em ordem alfabética na sala de aula
- Propor aos alunos que consultem este alfabeto sempre que desejarem, manipulando-o, visualizando-o, etc.
- Sugerir que os alunos troquem as figuras sempre que acharem necessário
- Providenciar uma tabela na qual os alunos possam desenhar as letras e os nomes

Nenhum comentário: