sábado, 6 de março de 2010

Os portadores textuais

Bom, um novo ano e já tivemos um bom tempo para diagnosticar individual e coletivamente a turma. Agora é importante que a sala de aula esteja preparada como um espaço de circulação de material escrito.

Os portadores textuais diversos devem estar presentes diariamente em espaços nos quais os alunos possam ter acesso:

Uma caixa volante de livros deve estar em fácil acesso para que os alunos possam explorar em momentos planejados e livres como forma de contribuir para o desenvolvimento do comportamento leitor.

Livros, jornais, revistas, gibis, enciclopédias, filmes, cds e todo o tipo de material escrito deve ter espaço privilegiado, pois fazem parte de nosso cotidiano. Os livros didáticos são ferramentas no trabalho diário, pois tem uma artificialidade de textos ao fragmentá-los e agrupá-los num portador somente. O manuseio do portador é tão importante quanto o texto em si, afinal no nosso cotidiano é neles em que lemos o que tem real significado social.

Assim, a bula de um remédio, a embalagem de um produto, um artigo num jornal, etc. são materiais didáticos mais valiosos e interessantes.

Escolha com seus alunos os que mais interessam a turma e ofereça algo a mais sempre como forma de conhecer novos portadores. O acesso é fundamental para o desenvolvimento de um comportamento leitor desejável.

Quem lê, tem o mundo em suas mãos.
Abraços

3 comentários:

Anônimo disse...

oi gostei do que vc escreveu mais vc escreveu artificiliade abs:x

Anônimo disse...

Nao entendi nada

Anônimo disse...

Oi, eu queria saber o conceito e nao uma aula mas parabens!