sexta-feira, 22 de maio de 2009

PRODUÇÃO DE TEXTO INFORMATIVO NA 1.ª SÉRIE PODE?

Tenho trabalhado o gênero informativo desde o primeiro dia de aula e tido progressos grandes entre os alunos ( a grande maioria chegou pré-silábica ).
Semana passada após ler informações sobre o GATO, solicitei que produzissem um texto informativo e grande foi minha surpresa ao perceber que a maioria da sala (mesmo os pré-silábicos) já destacavam as marcas textuais como título e autoria sem muitas dificuldades.
Contudo, o que me chamou a atenção foi a fala de uma aluna alfabética.
- Prô, posso escrever que o gato é bonito?
- Pode. Mas você acha que as pessoas gostariam de ler isso a respeito do gato?
- Acho que não. Elas querem saber mais coisas.
Voltou e fez o texto conforme as informações que havia discutido com os colegas a partir das leituras.
Fiquei refletindo quanto tempo a criança do passado perdeu ao escrever no modelo tradicional de composição. O GATO É BONITO. A CASA É BONITA. A BONECA É BONITA. Etc.
As sílabas sempre são simples. Não há uma riqueza linguística. Porém, observo que o trabalho do professor-alfabetizador muda a concepção e amplia os horizontes do aluno.
Sinto-me diariamente desafiada a avançar em meu trabalho e fico realmente feliz quando percebo que todo o meu trabalho tem tido um retorno maravilhoso. Todos produzem. Inclusive o pré-silábico.
O foco do trabalho mudou. Antes era preciso saber escrever para produzir um texto. Hoje o contrário pode acontecer tranquilamente. Obviamente, partindo de um trabalho planejado.
O que vocês acham?
Beijos

Um comentário:

Anônimo disse...

Amei sua colocçao ao que se refere produção de texto nas séries iniciais,trabalho com a 1ª etapa e busco caminhos enriquecedores para melhorar minha prática pedagogica e vc como tantos outros blogs que pesquiso estão me ajudando bastante.
Um abraço carinhoso de
marileide.