terça-feira, 13 de outubro de 2009

Evolução do trabalho...

Meninas, perdoem-me a ausência, não estava conseguindo me conectar há um bom tempo. Fora a sala de aula que como sabemos é muito dinâmica e não dá tempo de fazer nada.
Bom, estamos no meio de outubro, praticamente no terceiro bimestre. Meus alunos avançaram muito e após um investimento intenso na alfabetização através da leitura, tenho 20 alfabéticos, 2 silábicos-alfabéticos e 2 silábicos com valor sonoro.
Vou continuar trabalhando com os textos fatiados e exploração de letras com os quatro alunos que ainda não estão alfabéticos, mas mesmo com eles observo que a leitura diário de gêneros diversos surtiu um efeito incrível. Estão produzindo receitas, textos informativos, bilhetes, textos narrativos, etc. e reconhecendo todo o percurso de autoria. Ufa! Todo dia era trabalhado na leitura e hoje se tornou um hábito na vida deles. Que delícia observá-los se entretendo e se informando com o texto.
Mas ainda não terminamos o trabalho. Precisamos avançar ainda mais. Na leitura estão fluentes, inclusive na sílabas complexas.
Neste último bimestre trabalharemos a produção textual individual, focando na revisão e levando em conta o leitor.
Vou postar por aqui alguns textos que eles produziram durante o ano.

beijos,
Cris