sexta-feira, 22 de maio de 2009

PRODUÇÃO DE TEXTO INFORMATIVO NA 1.ª SÉRIE PODE?

Tenho trabalhado o gênero informativo desde o primeiro dia de aula e tido progressos grandes entre os alunos ( a grande maioria chegou pré-silábica ).
Semana passada após ler informações sobre o GATO, solicitei que produzissem um texto informativo e grande foi minha surpresa ao perceber que a maioria da sala (mesmo os pré-silábicos) já destacavam as marcas textuais como título e autoria sem muitas dificuldades.
Contudo, o que me chamou a atenção foi a fala de uma aluna alfabética.
- Prô, posso escrever que o gato é bonito?
- Pode. Mas você acha que as pessoas gostariam de ler isso a respeito do gato?
- Acho que não. Elas querem saber mais coisas.
Voltou e fez o texto conforme as informações que havia discutido com os colegas a partir das leituras.
Fiquei refletindo quanto tempo a criança do passado perdeu ao escrever no modelo tradicional de composição. O GATO É BONITO. A CASA É BONITA. A BONECA É BONITA. Etc.
As sílabas sempre são simples. Não há uma riqueza linguística. Porém, observo que o trabalho do professor-alfabetizador muda a concepção e amplia os horizontes do aluno.
Sinto-me diariamente desafiada a avançar em meu trabalho e fico realmente feliz quando percebo que todo o meu trabalho tem tido um retorno maravilhoso. Todos produzem. Inclusive o pré-silábico.
O foco do trabalho mudou. Antes era preciso saber escrever para produzir um texto. Hoje o contrário pode acontecer tranquilamente. Obviamente, partindo de um trabalho planejado.
O que vocês acham?
Beijos

segunda-feira, 4 de maio de 2009

Livro para fazer parte da sua estante

Queridas,
Indico o Dicionário de Alfabetização de Harris Hodges publicado pela Artmed. Com definições claras dos mais variados termos utilizados no campo da alfabetização, será de grande utilidade em estudos pessoais ou coletivos, inclusive na elaboração de relatórios e teses no campo educacional.
Abraços