segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Feliz Natal e Próspero Ano Novo!!!

Queridos amigos,
O ano está terminando e como tudo está um pouco corrido deixei de escrever com periodicidade neste blog, porém, venho lhes informar que estou separando projetos de alfabetização super legais que estarei disponibilizando neste espaço em 2009.
Beijocas e grandes realizações para vocês no ano que vem!

terça-feira, 16 de dezembro de 2008

TEXTOS

SEGREDO

No jogo de cabra-cega
o menino e a menina
inventaram uma nova regra
(eles pensam ser novinha)
mas é muito, muito velha:
A perna corre e não foge;
o olho vendado enxerga.
E os dois de namorinho
brincam é de pega-pega.

Elza Beatriz

TEXTOS

A boneca e a menina
Boneca de perna fina, não faz manha,
senão apanha!
Come tudo, para não levar um
cascudo!
Não fala tanto, que te boto
num canto!
Não me amola, senão te
tranco numa sacola!
E a boneca da perna fina
em tudo obedece à menina.
Roseana Murray

quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

TEXTOS

O BICHO
Vi ontem um bicho
Na imundície do pátio
Catando comida entre os detritos.
Quando achava alguma coisa,
Não examinava nem cheirava:
Engolia com voracidade.
O bicho não era um cão,
Não era um gato,
Não era um rato.
O bicho, meu Deus, era um homem.
Manuel Bandeira

quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

TEXTOS

O menino que descobriu as palavras

Era uma vez um menino
que, ainda bem pequenino,
descobriu, todo contente,
que palavra é que nem gente;
umas são festa e alegria,
como palhaço e folia;
outras são sempre tristeza,
como doença e pobreza.
Percebeu o menininho
que a palavra carinho
até plantas entendem,
todos os seres compreendem,
não se conteve e gritou:
“carinho é filho do amor!”

Cinéas Santos e Gabriel Archanjo

sábado, 6 de dezembro de 2008

TEXTOS

Paratodos
Chico Buarque
Composição: Indisponível
O meu pai era paulista
Meu avô, pernambucano
O meu bisavô, mineiro
Meu tataravô, baiano
Meu maestro soberano
Foi Antonio Brasileiro
(...)

PROJETO: COMO FAZER?

OBJETIVOS:
Refletir a função dos textos instrucionais em nossa prática social de leitura e escrita.

METODOLOGIA:

* Investigar manuais de instruções em casa e discutir com os familiares a utilidade dos mesmos.
* Em sala fazer um levantamento de materiais recicláveis necessários para a construção de objetos úteis
* Realizar campanha de coleta de materiais recicláveis entre alunos
* Em grupos de três alunos, propor a construção de objetos com os materiais selecionados
Exemplo de objetos que podem ser construídos:
- Móbile com palitos de sorvete
- Caixa de remédios com caixa de sapato
- Cofre com lata de leite em pó
- Fruteira com canudinhos de jornal
- Horta detemperos com isopor
- Horta suspensa em garrafa PET
- Porta sacola com barbante
- Porta lápis com garrafinha PET
- Catavento com jornal
* Discutir as características do gênero textual instrucional (TÍTULO, MATERIAL NECESSÁRIO, COMO FAZER , ILUSTRAÇÕES PASSO-A-PASSO)
* Discutir como a ilustração pode colaborar para a compreensão do processo
* Elaborar coletivamenteas instruções de cada objeto que pode ser construído em duplas
* Em uma ficha própria cada aluno escreverá as instruções
* Ilustrar passo-a-passo o processo de construção
* Montar um guia de instruções individual e coletivo (cada aluno faz uma ficha)
* Organizar o SUMÁRIO ou ÍNDICE dos objetos
* Registrar a experiência em um relato coletivo e inserir fotografias do processo
* Expor o relato e as fotografias do processo, juntamente com os objetos criados à comunidade escolar

MATERIAL NECESSÁRIO:

*Materiais recicláveis
* Fita crepe
* Cola
* Tintas de diversas cores
* Folhas de sulfite
* Folhas de linguagem
* Cartolinas de cores diversas
* Revistas diversas

TEMPO PREVISTO: 1 MÊS

sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

LISTA DOS MELHORES LIVROS INFANTIS

1974 - O rei de quase tudo - Eliardo França
1975 - Angélica - Lygia Bojunga
1976 - A Bolsa Amarela - Lygia Bojunga
1977 - Pedro - Bartolomeu Campos de Queirós
1978 - Coleção Gato e Rato - Mary França
1979 - Raul da ferrugem azul - Ana Maria Machado
1980 - O curumim que virou gigante - Joel Rufino dos Santos
1981 - O que os olhos não vêem - Ruth Rocha
1982 - Uni, duni e tê - Angela Lago
1983 - Os bichos que tive - Sylvia Orthof
1984 - É isso ali - José Paulo Paes
1985 - Uxa, ora fada, ora bruxa - Sylvia Orthof
1986 - O menino marrom - Ziraldo
1987 - Uma ilha lá longe - Cora Rónai
1988 - A mãe da mãe da minha mãe - Terezinha Alvarenga
1989 - As viagens de Raoni - Pedro Veludo
1990 - Sua alteza a Divinha - Angela Lago
1991 - O menino de olho d’água - José Paulo Paes
1992 - Eu e minha luneta - Cláudio Martins
1993 - Asa de papel - Marcelo Xavier
1994 - Coleção Assim é se lhe parece - Angela Carneiro, Lia Neiva, Sylvia Orthof
1995 - A Cristaleira - Graziela Bozano Hetzel
1996 - Menino do Rio Doce - Ziraldo
1997 - Minhas memórias de Lobato - Luciana Sandroni
1998 - Dez sacizinhos - Tatiana Belinky
1999 - Ludi na Revolta da Vacina: uma odisséia no Rio Antigo - Luciana Sandroni
2000 - Chica e João - Nelson Cruz
2001 - Mania de explicação - Adriana Falcão
2002 - A princesinha medrosa - Odilon Moraes
2003 - O segredo da chuva - Daniel Munduruku
2004 - Pedro e Lua - Odilon Moraes
2005 - Murucututu a coruja grande da noite - Marcos Bagno
2006 - O menino, o cachorro - Simone Bibian

Segundo a Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil.

PORTADORES TEXTUAIS


Minha sugestão para trabalhar com jornal em sala de aula é apresentar um jornal em outra língua, como por exemplo em chinês. Em alguns bairros este tipo de jornal é distribuido gratuitamente ou você pode pedir para algum descendente que tem o hábito de ler um jornal deste tipo.

Leve-o para a sala e mostre-o a turma sem dizer que tipo de material é. Peça para que o investiguem e digam que tipo de portador textual pode ser aquele.

O formato indicará que é um jornal. Investigue com a turma o título, a data, as manchetes, imagens que podem dizer algo sobre o que está escrito, classificados, etc. Finalmente, o sentido dos ideogramas que é bem diferente do sentido das letras em nosso jornal.

É um material extremamente rico para a exploração e as crianças se sentem muito curiosas.

O objetivo é desenvolver estratégias de reconhecimento do portador textual, bem como os gêneros textuais no mesmo.


quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

TEXTOS

Dona Vassoura
Trabalho o dia todo,
todo dia sem falhar.
Não conheço feriado
nem sei o que é repousar.
Sempre em pé, sempre pronta!
Pensam que eu sou de aço?
Sei que sou uma vassoura
mas durmo em pé de cansaço!
Se a visita é bem chata
e com a hora não se importa
me viram de cabeça pra baixo
e fico tonta atrás da porta.
Minha maior inimiga
é aquela sujeirinha teimosa
que gruda no chão feito cola
e comigo se faz de gostosa.
As praias são tão grandes,
morro de tanto trabalhar.
Se todos sujassem menos,
menos tinha pra limpar.
Quanto mais velha eu fico
bem mais eu quero ficar,
pois só depois de bem velha
me deixam em paz pra brincar.
Guiomar de Paiva Brandão

segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

MÚSICA

BICICLETA

B-i-c-i-c-l-e-t-a
sou sua amiga bicicleta.

Sou eu que te levo pelos parques a correr,
te ajudo a crescer e em duas rodas deslizar.
Em cima de mim o mundo fica à sua mercê
você roda em mim e o mundo embaixo de você. C
orpo ao vento, pensamento solto pelo ar,
pra isso acontecer basta você me pedalar.

B-i-c-i-c-l-e-t-a
sou sua amiga bicicleta.

Sou eu que te faço companhia por aí,
Entre ruas, avenidas, na beira do mar.
Eu vou com você comprar e te ajudo a curtir
picolés, chicletes, figurinhas e gibis.
Rodo a roda e o tempo roda e é hora de voltar,
pra isso acontecer basta você me pedalar.

B-i-c-i-c-l-e-t-a sou sua amiga bicicleta.
Faz bem pouco tempo entrei na moda pra valer,
os executivos me procuram sem parar.
Todo mundo vive preocupado em emagracer,
até mesmo teus pais resolveram me adotar.
Muita gente ultimamente vem me pedalar
mas de um jeito estranho que eu não saio do lugar.

B-i-c-i-c-l-e-t-a
sou sua amiga bicicleta.

TOQUINHO

REFLEXÃO

Mascarados

Saiu o Semeador a semear
Semeou o dia todo e a noite
o apanhou ainda com as mãos cheias de sementes.
Ele semeava tranqüilo sem pensar na colheita
porque muito tinha colhido do que outros semearam.
Jovem, seja você esse semeador.
Semeia com otimismo.
Semeia com idealismo
as sementes vivas da Paz e da Justiça.
Cora Coralina