terça-feira, 28 de outubro de 2008

POESIA EM NOSSA VIDA

O menino que carregava água na peneira
Tenho um livro sobre águas e meninos.
Gostei mais de um menino
que carregava água na peneira.
A mãe disse que carregar água na peneira
era o mesmo que roubar um vento e sair
correndo com ele para mostrar aos irmãos.
A mãe disse que era o mesmo que
catar espinhos na água
O mesmo que criar peixes no bolso.
O menino era ligado em despropósitos.
Quis montar os alicerces de uma casa sobre orvalhos.
A mãe reparou que o menino
gostava mais do vaziodo que do cheio.
Falava que os vazios são maiores
e até infinitos.
Com o tempo aquele menino
que era cismado e esquisito
porque gostava de carregar água na peneira.
Com o tempo descobriu que escrever seria
o mesmo que carregar água na peneira.
No escrever o menino viu
que era capaz de ser
noviça, monge ou mendigo
ao mesmo tempo.
O menino aprendeu a usar as palavras.
Viu que podia fazer peraltagens com as palavras.
E começou a fazer peraltagens.
Foi capaz de interromper o vôo de um pássaro
botando ponto final na frase.
Foi capaz de modificar a tarde botando uma chuva nela.
O menino fazia prodígios.
Até fez uma pedra dar flor!
A mãe reparava o menino com ternura.
A mãe falou:
Meu filho você vai ser poeta.
Você vai carregar água na peneira a vida toda.
Você vai encher os
vazios com as suasperaltagens
e algumas pessoas
vão te amar por seus
despropósitos.

Manoel de Barros

domingo, 26 de outubro de 2008

FICHA TÉCNICA

BICHO-PREGUIÇA

CLASSIFICAÇÃO CIENTÍFICA:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Superordem: Xenarthra
Ordem: Pilosa
Família: BradypodidaeMegalonychidae

INFORMAÇÕES IMPORTANTES:
O bicho-preguiça é um mamífero com hábitos de vida noturnos.
Podemos encontrar estes animais em florestas tropicais da América do Sul, América Central e Mata Atlântica.
Vive em pequenos grupos, embora possuam vários hábitos solitários
Possui grandes garras, utilizando-as para subir e permanecer na copa de árvores de grande porte.
Sua alimentação baseia-se em folhas, raízes, brotos de algumas espécies de árvores e frutos.
Dorme aproximadamente 14 horas por dia, pendurado nas árvores .
Um animal saudável costuma viver entre 30 e 40 anos.
Descem do topo das árvores apenas uma vez por semana com o objetivo de fazer suas necessidades fisiológicas.
Existem várias espécies, divididas em duas famílias: Bradypodidae (possuem três dedos em cada braço) e Megalonychidae (dois dedos) .
Esta espécie animal orienta-se principalmente pelo olfato, pois seu sistema visual não é muito desenvolvido.

CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS:
Cor: cinza claro com machas pretas, marron ou branca
Peso: em média de 4 a 6 kg
Comprimento: aproximadamente 70 cm (contando a calda)
Gestação: 120 a 180 dias

ANÁLISE E REFLEXÃO DO SISTEMA DE ESCRITA

QUEBRA-CABEÇAS DE LETRAS
Criar um quebra-cabeça com a letra trabalhada que pode ser desenhada ou recortada e sugerir que os alunos colem no diário


TANGRAM
Criar uma figura com TANGRAM que comece com a letra trabalhada


TRILHAS E CORRIDAS
Produzir trilhas com as letras do alfabeto e com um dado brincar em duplas, trios ou quartetos
Fazer uma tabela em papel kraft onde todos os alunos escreverão seus nomes e letras que conseguiram andar na trilha
Propor que o aluno registre no diário de observações seus resultados e de seus colegas


BATALHA NAVAL
Providenciar uma malha quadriculada para cada aluno
Sugerir que escolham 4 nomes de alunos e propor o preenchimento da malha como em uma batalha naval ( Exemplo: Coluna 1, Linha 2)
Combinar as regras em duplas

PRODUÇÃO TEXTUAL


TEXTOS

CAIXA MÁGICA DE SURPRESA

Um livro
é uma beleza,
é caixa mágica
só de surpresa.
Um livro
parece mudo,
mas nele a gente
descobre tudo.
Um livro
tem asas
longas e leves
que, de repente,
levam a gente
longe, longe.
Um livro
é parque de diversões
cheio de sonhos coloridos,
cheio de doces sortidos,
cheio de luzes e balões.
Um livro
é uma floresta
com folhas e flores
e bicos e cores.
É mesmo uma festa,
um baú de feiticeiro,
um navio pirata do mar,
um foguete perdido no ar,
é amigo e companheiro.
Elias José

quinta-feira, 16 de outubro de 2008

FICHA TÉCNICA

ABELHA
CLASSIFICAÇÃO CIENTÍFICA:
Reino: Animalia
Filo: Arthropoda
Classe: Insecta
Ordem: Hymenoptera
Super-família: Apoidea
INFORMAÇÕES IMPORTANTES:
Toda colméia possui uma abelha rainha. Ela é muito fértil e chega a botar mais de mil ovos por dia. A abelha rainha é a responsável pela reprodução. Ela pode viver até 25 anos, enquanto uma abelha operária vive apenas dois meses, em média.
As abelhas são responsáveis pela polinização das plantas. Ao buscar seu alimento nas flores, levam junto ao corpo o pólen para outras plantas, possibilitando assim a reprodução das mesmas.
Numa colméia, as abelhas possuem uma hierarquia: as operárias trabalham para trazer o alimento (polén e nectar), vigiar, limpar e cuidar das larvas. Os zangões (em pouca quantidade) tem a função exclusiva de fazer o acasalamento com a rainha e garantir a reprodução. Já a abelha rainha é a responsável exclusivamente pela reprodução.
Quando nascem duas abelhas rainhas, em uma única colméia, elas lutam até a morte para ver quem assumirá a exclusiva missão de garantir a reprodução da colônia.
O principal alimento das abelhas é o néctar produzido pelas plantas e encontrado em diversas espécies de flores.
As abelhas possuem cinco olhos: dois maiores na frente e três menores no topo da cabeça. Possuem também antenas sensíveis, dois pares de asas e uma língua para sugar o néctar das flores.
Uma colméia de tamanho médio pode abrigar até 60 mil abelhas.
As abelhas produzem o mel dentro da colméia para servir de alimento. A geléia real também é produzida e serve de alimento para a abelha rainha
Quando sentem-se ameaçadas, as abelhas podem picar o animal utilizando o seu ferrão. A ferroada é dolorida e é injetado veneno. Embora este veneno seja inofensivo a grande parte dos seres humanos, pode levar a morte se uma pessoa for alérgica ou se uma pessoa não-alérgica receber ferroadas de grande quantidade deste inseto.
Uma abelha pode produzir, em média, cinco gramas de mel por dia.
A criação de abelha, atividade lucrativa, para produção de mel é chamada de apicultura
CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS:
Comprimento: 2 cm (inseto adulto)Cor: listrada em preto e amareloHabitat: fazem as colméias no topo de árvores, cavernas, parte interna de telhados, etc.

ANÁLISE E REFLEXÃO DO SISTEMA DE ESCRITA

LISTAS
Trabalhar listas de palavras que comecem com a letra trabalhada

RECORTE DE PALAVRAS
Recortar palavras que comecem com a letra trabalhada de revistas e jornais

CARIMBOS DE LETRAS
Produzir carimbos com E.V.A com a letra trabalhada e carimbar no diário

BRINCADEIRAS COM CRACHÁS
Escrever em tiras os nomes dos colegas e circular a letra trabalhada

TEXTOS

Receita de Pão


É coisa muito antiga
o ofício do pão
primeiro misture o fermento
com água morna e açúcar
e deixe crescer ao sol

depois numa vasilha
derrame a farinha e o sal
óleo de girassol manjericão

adicionado o fermento
vá dando o ponto com calma
água morna e farinha

mas o pão tem seus mistérios
na sua feitura há que entrar
um pouco da alma do que é etéreo

então estique a massa
enrole numa trança
e deixe que descanse
que o tempo faça a sua dança

asse em forno forte
até que o perfume do pão
se espalhe pela casa e pela vida


Roseana Murray

PRODUÇÃO TEXTUAL


sábado, 11 de outubro de 2008

TEXTOS

MISTÉRIO PRESO NO ARMÁRIO

O que será que tem dentro
do armário do meu tio?
Será que tem caramelo
ou caixa de chocolate?
Será que tem passarinho
girando e cantarolando
numa caixinha de música?
Será que é um canário?
Puxa, será que o meu tio
guarda dentro desse armário
um fantasma ou lobisomem?
Será que é um tesouro
segredo, brinquedo velho
de quando meu tio ainda
não tinha virado homem?
Será que tem um mistério
preso dentro desse armário?
Sônia Junqueira

ANÁLISE E REFLEXÃO DO SISTEMA DE ESCRITA

CONVERSA SOBRE O ALFABETO
- Apresentar as letras do alfabeto e discutir a organização do sistema de escrita
- Propor a produção de um marcador do diário com as letras do alfabeto para que o aluno consulte sempre que necessário

PRODUÇÃO DE ALFABETO ILUSTRADO
- Sugerir a produção de um alfabeto ilustrado no diário

LETRA SURPRESA
- Propor que os alunos escrevam a letra a ser trabalhada em um cartão e decorá-la conforme sua preferência
- Propor que os alunos produzam envelopes que serão colados no diário com a letra trabalhada naquele momento
- Sugerir que escrevam seus nomes em cada envelope
- Propor uma dobradura relacionada com a letra trabalhada naquele dia (Exemplo: origami de uma animal que comece coma letra A – Arara) e colocá-la junto a letra dentro do envelope
- Colar o envelope com a e o origami no diário
- Sugerir a escrita de palavras que comecem com a letra trabalhada

TEXTOS

O sapateiro


Sapatos de todos os tipos,
empilhados, usados, manchados,
na oficina do sapateiro.

Quantas calçadas andaram
esses sapatos,
quantas festas, quantos rumos,
e, sobretudo,
quantas encruzilhadas?

Indiferente a tantas histórias,
o sapateiro martela, cola,
bate sola o dia inteiro.

Então, cansado, fecha a porta
da oficina, atravessa a rua,
e vai para a casa com o sapato furado,
que santo de casa não faz milagre.


Roseana Murray

PRODUÇÃO TEXTUAL




Além da leitura diária de diversos tipos textuais, o letramento implica também em produzir texto com base nos conhecimentos adquiridos ao longo do processo, por isso, as produções textuais devem ser significativas para o aluno e constantes.


A leitura de contos estimula o imaginário infantil e constitui uma ótima alternativa na alfabetização quando proposta a reescrita do conto ou mesmo a criação de conto pessoal do aluno. O importante na produção não é a escrita ortograficamente correta, mas sim a reflexão sobre a própria escrita e o contato com o gênero proposto.


ANÁLISE E REFLEXÃO DO SISTEMA DE ESCRITA

ALFABETO CONCRETO


- Propor que os alunos tragam de casa pequenos objetos como brinquedos
- Discutir de que forma tais objetos podem ser classificados
- Refletir sobre a possibilidade de classificar de acordo com a letra inicial
- Discutir a ordem do alfabeto como ponto de partida de organização
- Convidar os alunos a colocarem os objetos em saquinhos plásticos
- Propor que os alunos escrevam as letras do alfabeto ( LETRA DE FÔRMA) em cartões com canetinhas de sua preferência
- Convidar os alunos a ligar a letra inicial ao objeto e pendurá-la num varal feito com barbante
- Expor todas as letras em ordem alfabética na sala de aula
- Propor aos alunos que consultem este alfabeto sempre que desejarem, manipulando-o, visualizando-o, etc.
- Sugerir que os alunos troquem os objetos sempre que acharem necessário
- Providenciar uma tabela na qual os alunos possam desenhar os objetos e o alfabeto
- Colar o registro no diário de observações

ALFABETO ILUSTRADO


- Propor que os alunos recortem diversas figuras de revistas
- Refletir sobre a possibilidade de classificar de acordo com a letra inicial
- Discutir de que forma tais figuras podem ser classificadas
- Refletir sobre a possibilidade de classificar de acordo com a letra inicial
- Convidar os alunos a colocarem as figuras em saquinhos plásticos
- Propor que os alunos escrevam as letras do alfabeto ( LETRA DE FÔRMA) em cartões com canetinhas de sua preferência
- Convidar os alunos a ligar a letra inicial a figura e pendurá-la no varal feito com barbante
- Propor aos alunos que organizem o varal em ordem alfabética conforme o alfabeto concreto feito anteriormente na sala de aula
- Propor aos alunos que consultem este alfabeto sempre que desejarem, manipulando-o, visualizando-o, etc.
- Sugerir que os alunos troquem as figuras sempre que acharem necessário
- Providenciar uma tabela na qual os alunos possam desenhar as figuras e o alfabeto

ALFABETO NA CAIXINHA


- Sugerir que os alunos recortem figuras pequenas em revistas e jornais
- Propor que os alunos escrevam as letras do alfabeto em cartões e guardem dentro de caixas de fósforos vazias
- Colar as figuras recortadas sobre as caixinhas
- Numa tabela individual, cada aluno desenhará 5 figuras coladas sobre as caixinhas e escreverá na segunda coluna a primeira letra da figura e na terceira coluna como acha que aquela palavra é escrita
- Sugerir que confiram as letrinhas
- Propor que os alunos colem sua tabela no diário


ALFABETO DE NOMES


- Propor que os alunos escrevam seus nomes em tiras de sulfite coloridas
- Refletir sobre a possibilidade de classificar de acordo com a letra inicial
- Discutir de que forma tais nomes podem ser classificados
- Refletir sobre a possibilidade de classificar de acordo com a letra inicial
- Convidar os alunos a colocarem os nomes caixas de sapato
- Propor que os alunos escrevam as letras do alfabeto ( LETRA DE FÔRMA) em etiquetas com canetinhas de sua preferência e colá-las uma a uma sobre as caixas de sapato
- Convidar os alunos a ligar a letra inicial aos nomes e guarda-los nas caixas de sapato dispostas na sala de aula
- Propor que os alunos organizem as caixas em ordem alfabética na sala de aula
- Propor aos alunos que consultem este alfabeto sempre que desejarem, manipulando-o, visualizando-o, etc.
- Sugerir que os alunos troquem as figuras sempre que acharem necessário
- Providenciar uma tabela na qual os alunos possam desenhar as letras e os nomes

IDÉIAS PARA PORTFÓLIO

Elaboro meu portfólio da seguinte forma:

* Educação: Artigos publicados sobre o tema com considerações pessoais
* Alfabetização: Atividades para Análise e Reflexão da Escrita, Pasta de contos e lendas (versões diversas), Músicas, Jogos e Projetos
* Sala de aula: Semanário a partir de planejamento anual, semestral e bimestral da escola e Diário de Desenvolvimento do aluno


Como você elabora seu portfólio?

PORTFÓLIO COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA

A definição de portfólio no dicionário Michaelis é " 1 Pasta para documentos ministeriais. 2 Pasta para guardar amostras, álbuns e folhetos."

Além de sua funcionalidade como arquivo, o portfólio é também um histórico de aprendizagens afetivas de um indivíduo. Sua história é registrada de uma forma muito pessoal em cada detalhe proposto no mesmo.

Waterman conceitua o portfólio como uma "coletânea de evidências que documentam o desenvolvimento, as competências e as habilidades do indivíduo."

Para Harp e Huinsker, o portfólio é uma "coletânea de trabalhos que demostram o crescimento, as crenças, as atitudes e o processo de aprendizagem de um aluno."

Do ponto de vista educativo, o portfólio visa a organização do trabalho pedagógico diário, mas também constitui uma ferramenta alterantiva de avaliação formativa tanto do professor quanto do aluno.

O hábito de registrar nossas idéias, dúvidas, pensamentos, ou mesmo arquivar materiais diversos que nos atraem o interesse como fotos, reportagens, emails, panfletos, entre outros, torna-se um interessente recurso auto-avaliativo e contribui significativamente para a formação continuada.

No cotidiano escolar, o professor pode ter o portfólio como eixo organizador de seu trabalho diário. É importante estabelecer objetivos e avaliar a aprendizagem num processo auto-reflexivo. Os hábitos de registro e leitura garantem a avaliação formativa e contribuem signifiativamente para ampliação do trabalho pedagógico.


Bibliografia



ANSON, C. M. Portfólios for teachers: writing our way reflective practice. In: BLACK, L. et al. (eds.) New directions in portfólio assessment. Portsmouth: Boynton Cook, 1994. p.185-200

HARP, K. S.; HUINSKER, D. M. Implementing the assessment standards for school mathematics. Teaching Children Mathematics, v.3, p.224-228, Jan. 1997.


VILLAS BOAS, B.M.F. Portfólio, avaliação e trabalho pedagógico. 2004 (no prelo)

sexta-feira, 10 de outubro de 2008

CORDEL NA SALA DE AULA

DE ONDE VEIO O CORDEL
Não se sabe exatamente
O cordel de onde veio
Alguns afirmam que os mouros
Lhe serviram de correio
Até a Península Ibérica
E de lá pra nosso meio.
Pois lá na Península Ibérica
Cordão se chama cordel
Onde eram penduradas
As folhinhas de papel
Nascendo daí o nome
Desta cultura fiel
Zé Maria de Fortaleza e Arievaldo Viana

sexta-feira, 3 de outubro de 2008

POESIA EM NOSSA VIDA

TRADUZIR-SE
Uma parte de mim
é todo mundo:
outra parte é ninguém:
fundo sem fundo.
Uma parte de mim
é multidão:
outra parte estranheza
e solidão.
Uma parte de mimpesa,
pondera:
outra parte
delira.

Uma parte de mim
almoça e janta:
outra partese espanta.
Uma parte de mim
é permanente:
outra parte
se sabe de repente.
Uma parte de mim
é só vertigem:
outra parte,
linguagem.
Traduzir-se uma parte
na outra parte-
que é uma questão
de vida ou morte
-será arte?
Ferreira Gullar

ANÁLISE DE HIPÓTESES DE ESCRITA

EXTRAÍDO DO PROJETO LER E ESCREVER MANTIDO PELA REDES MUNICIPAL E ESTADUAL DE ENSINO DE SÃO PAULO.